top of page

Chocolate de Módica - Fabrico de modo Asteca!

Atualizado: 16 de fev. de 2022


Sabia que a particularidade do chocolate de Módica é o seu modo de produção, muito parecido com o utilizado pela civilização Asteca?


Os grãos de cacau tostados e semi-moídos, mas sem ter manteiga extraída, são levemente aquecidos para que a massa se torne fluída.


Em seguida, é adicionado açúcar e, se for o caso, especiarias, frutas secas, aromas.


É este processo de produção, praticamente a frio (no máximo alcança cerca de 40ºC), que faz com que o chocolate de Módica não perca as suas características organolépticas. Por isso, é possível saborear completamente o cacau puro, já que não há adição de nenhum tipo de gordura, como acontece com os chocolates tradicionais.


Foram os espanhóis, no período de domínio espanhol na Sicília (século XVI) , que levaram a Módica (naquela altura, o maior e mais rico Condado do reino da Sicília) os grãos de cacau e o modo Asteca de produzir chocolate.


Dado o processo tradicional de fabrico, o chocolate de Módica foi o primeiro e único a receber a classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) pela união europeia.


Ao contrário do que ocorreu em toda a Europa, em Módica o processo de produção do chocolate não passou por um processo de industrialização, mantendo a tradição de séculos de história.


Na loja da Roselha pode encontrar o chocolate de Módica nas nossas propostas para o Dia dos Namorados nos aromas de Baunilha, Malagueta, Alfarroba, Noz, Canela e Sal do Himalaya.


Visite a nossa loja para ver esta e mais propostas em https://www.roselhagrande.com/dia-dos-namorados ou no dott https://dott.pt/pt/store/roselha-grande.






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page