As Maias

Manda a tradição que no dia 30 de abril se vá colher um ramo de maias ao monte ou à berma do caminho para a colocar nas portas ou janelas de casa, antes da meia-noite do dia 1 de maio, para afastar o carrapato – que representa o mal em geral. Pôr ramos de maias ou giesteira-das-vassouras (Cytisus scoparius) "maias" ou "flor do maio" ou ainda por "maios", nas entradas da casa é uma tradição antiga que se exprime de formas diferentes pelo nosso país, sendo este costume de pendurar raminhos para afastar o carrapato na viragem de abril para maio mais caraterística das regiões do Norte.


Existe a superstição de que este costume de adornar as casas com giesta livra as casas do burro que vai ás couves, e do diabo.


Contudo, o começo do mês de maio é celebrado de várias formas, com ou sem as flores amarelas que acabam de florir, e será uma tradição pagã que se fundiu com o cristianismo, como muitas outras.


Conta a lenda popular que Herodes mandou marcar a casa onde se encontrava o menino Jesus, com um ramo de flores, mas todas as famílias se lembraram de marcar as suas casas e Herodes não conseguiu assim matar o menino.

Um florido mês de Maio para todos.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo