Um fresco do primeiro quartel do século XVI foi descoberto na capela de Santo Cristo, em Picote no concelho de Miranda do Douro. O painel, com mais de quatro metros de comprimento e cinco de altura, retrata episódios alusivos à figura de S. João Baptista, desde a visitação (encontro de Nossa Senhora com Santa Isabel) passando pelo batismo de Jesus, até à decapitação do profeta.
O retábulo foi desmontado e, para surpresa dos técnicos, surgiu um grande e importante “painel decorativo do século XVI, cheio de cor, de vermelhos e ocres intensos e zonas decorativas com imitação do tecido da época, como brocados, de um lado e do outro, criando um certo ambiente de maior conforto, quase deslumbramento”, realça Joaquim Caetano, especialista em pintura mural.
O conservador e historiador de arte, Joaquim Caetano, acredita tratar-se de “uma obra única, um ciclo único de João Baptista, em termos de pintura e de cenas representadas”.
Apesar de a pintura apresentar um bom estado de conservação, a intervenção, a cargo do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da diocese de Bragança-Miranda, passa por “repor as linhas de composição das molduras, dos fundos cromáticos e da cor”.
Luís Preto, da Comissão Fabriqueira da paróquia de Picote, considera a descoberta e a possibilidade de classificação “uma riqueza para a aldeia que é rica em património e já integra as Aldeias de Portugal”.
A capela de Santo Cristo, onde foi descoberta e está a ser conservada a pintura mural do século XVI, desempenhou o papel de igreja paroquial de Picote até à construção da actual igreja.
2018-Renascença e Visita Guiada RTP
Capela de Santo Cristo (Picote) e Eremitério Os Santos ( entre Picote e Sendim, Miranda Do Douro)|Ep. 5, 06 Jul. 2020
Fotos do Mundo Roselha Grande Freguesia de Picote, concelho de Miranda do Douro, 29 outubro 2021
Коментари